Subscribe:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cultura de Homer Simpson - Gestão na Advocacia

Homer Simpson tem algumas frases memoráveis, inclusive amplamente utilizáveis no âmbito empresarial.
Todos sabemos que o Homer é um antiherói. Ele bebe, fala bobagens, detesta trabalhar, aperta pescoço do filho, esquece nome da filha menor e por aí vai.
Ao mesmo tempo, em um dos episódios dos Simpsons, o Homer sai da Usina Nuclear, vai trabalhar no boliche – que é o seu sonho de trabalho – e tem que voltar a trabalhar com o Mr. Burns porque vem a caminho de nascer a Maggie (ou simplesmente Meg) e ele precisa ganhar mais dinheiro. Então, Mr. Burns diz para ele: Don’t Forget. You’re here forever. (Não esqueça, você está aqui para sempre), como quem diz, agora você é nosso, não adianta ir atrás dos seus sonhos. E volta a tela para o Bart e a Lisa que perguntam ao Homer: Porque temos tantas fotos nossas aqui e não temos nenhuma da Meg? Ele responde: Porque tenho elas aonde eu mais preciso… E aparece fotos dela tampando parte da frase do Mr. Burns, deixando apenas as fotos dela e a frase: Do It For Her. (faça isto por ela). Veja esta parte do episódio aqui.
Destaco 5 frases que certamente você não ouviu diretamente, mas já teve vontade de dizer, fazer ou quem sabe ver no rosto do outro que ele estava dizendo isto…
1.        “Nunca diga alguma coisa a não ser que tenha absoluta certeza que todos pensam o mesmo”.
2.        “A culpa é minha e eu a boto em quem eu quiser”.
3.        “Existem 3 frases curtas que levarão a sua vida adiante: Não diga que fui eu! Oh! Boa ideia chefe! Já estava assim quando eu cheguei!”.
4.        “Tentar é o primeiro passo para o fracasso”.
5.        “Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito”.

No universo empresarial estas frases são o início do insucesso…
“Nunca diga alguma coisa a não ser que tenha absoluta certeza que todos pensam o mesmo”.
Se todos tem a mesma ideia, a empresa tem um problema sério. E a criatividade? Será que não podemos criticar procedimentos? Situações? Dar ideias novas, pensamentos em brainstormmings?

É, precisamos pensar diferente, afinal, toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues.

“A culpa é minha e eu a boto em quem eu quiser”.
Parece que certas pessoas pensam assim mesmo, não é? Uma dica: Pare de achar culpados. Busque soluções de procedimentos, processos internos, situações. Achar culpados é inútil.

“Existem 3 frases curtas que levarão a sua vida adiante: Não diga que fui eu! Oh! Boa ideia chefe! Já estava assim quando eu cheguei!”.
Assumir suas responsabilidades é a melhor maneira de crescer no universo empresarial. Puxar saco, culpar outros ou não assumir, nada adianta, exceto se você for um desenho animado e quiser fazer rir outras pessoas!

“Tentar é o primeiro passo para o fracasso”.
A frase é um absurdo em si: Tentar é o primeiro passo ao sucesso! Sem tentar, não há como saber se o futuro vai ser diferente.

“Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito”.
Muitas pessoas parecem concordar com esta frase do Homer… Ao primeiro sinal de dificuldade, desistem. Dificuldades devem ser o maior motivacional do seu caminho! Se houverem dificuldades, maior e mais saborosa será a sua vitória!

Enfim,
Não sejamos como o Homer Simpson, mas sim, vamos aproveitar a sua cultura (ou falta dela) para refletirmos nesta sexta-feira!
Furtado honestamente do site de Gestão na Advocacia – gestão.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário